A manutenção preventiva de sua frota é primordial afinal isso vai garantir sua segurança e também vai evitar que ocorram problemas na estrada.
Antes de tudo, é interessante investir na manutenção preventiva. Afinal, esta é uma maneira eficaz de antecipar problemas que seu caminhão terá futuramente e, obviamente, evitá-los.
Além disso, há muitos problemas nos veículos que não são muito perceptíveis, assim a manutenção preventiva ajuda a identificar algumas dessas alterações antes que eles apareçam de forma pior e comprometa a viagem.
Nesse contexto, a cada X mil quilômetros percorridos deve ocorrer a revisão de sua frota, esse número deve ser encontrado no manual do fabricante do seu caminhão. E, durante a inspeção, devem ser avaliados o eixo traseiro e a caixa de câmbio, isso sem contar muitos outros componentes tais quais os cubos das rodas (peça muito exigida no caso de veículos pesados).
Também é importante verificar a qualidade de filtros e óleos, já que podem acarretar perda do motor. E, claro, certificar do bom funcionamento do freio motor bem como o balanceamento e alinhamento de direção das rodas.
Em relação aos freios, a durabilidade vai depender do tipo de carga transportada e das características de condução, porém, no caso da utilização da direção defensiva, a durabilidade pode chegar a até 50%.
Segundo especialistas, o ideal é sempre utilizar o freio da carreta (mais conhecido como maneco) antes de usar o freio do cavalo, para prever a próxima operação, associada à redução de marcha no momento certo.
Como saber se o caminhão precisa ser revisado?
O ideal é que seu caminhão passe por uma revisão preventiva periodicamente, conforme indica os fabricantes. Mas, caso isso não tenha sido feito, é importante saber identificar alguns sinais de que o veículo pode estar com algum defeito e necessita de uma avaliação o quanto antes.
Quais são esses sinais. Confira a seguir.
Fumaça saindo do motor
Na maioria das vezes, constatamos que há uma fumaça suspeita que pode sair do escapamento, mas, geralmente, não damos muita importância por esperar que não seja nenhum problema grave.
Porém, qualquer fumaça que apareça repentinamente pode ser um sinal de que algo não está funcionando bem. Logo, caso isso ocorra, não espere que o pior aconteça, então procure um profissional capacitado que possa realizar uma avaliação completa de seu veículo.
É importante também reparar na cor da fumaça que sai do caminhão. Afinal, não é somente a fumaça escura que pode apontar algum problema no veículo. A fumaça tanto cinza azulada quanto branca podem indicar que o motor encontra-se em más condições térmicas, entrada de óleo desregulada ou até disfunções de catalisador.
Sempre preste atenção no óleo
A troca periódica de óleos é essencial. Porém, é importante também ficar atento ao aspecto e à coloração do óleo que está saindo.
Isso porque se o óleo retirado apresenta muitos resíduos e sujeiras, pode ser um alerta de que há algum tipo de atrito irregular com os ímãs presentes no motor do veículo, principalmente se forem resíduos metálicos.
E caso você note essa alteração, também é preciso que um profissional avalie o caminhão para verificar o que está ocorrendo.
Fique em alerta quanto aos barulhos na marcha do câmbio e freios
As irregularidades ou ruídos no câmbio de caminhões são outros detalhes que podem passar sem que ninguém note no dia a dia. Essas alterações podem indicar algum problema grave na marcha como defeitos na transmissão.
Por isso, caso você perceba algum tipo de mudança ao manusear o câmbio ou até mesmo escute sons anormais ao trocar a marcha, o mais indicado é sempre procurar algum profissional.
Também fique atento à ruídos diferentes do habitual quando for acionar o freio, e certifique-se que não há alterações no sistema de frenagem. Esses barulhos anormais podem esconder vários problemas que se relacionam não só com esse sistema, mas também podem estar ligados a catracas desreguladas e pastilhas desgastadas.
Ouça as recomendações do fabricante
Sempre siga as instruções que o fabricante recomendar. Só assim é possível ter o melhor desempenho e aproveitamento de seu veículo.
Além disso, seguir todas as recomendações à risca é a melhor maneira de conservar o caminhão, assegurando uma durabilidade maior.
Utilize sempre peças genuínas
Quando for substituir ou trocar qualquer peça, sempre prefira produtos originais, com a garantia do fabricante do seu caminhão.
Apenas assim você terá a segurança de que está adquirindo peças de qualidade e procedência.
Mantenha-se em alerta para os pneus
Pneus cantando com regularidade pode indicar desgaste ou outro tipo de problema. Para tanto, sempre faça a manutenção de pneus e rodas.
Caso comece a ouvir pneus cantando sem apresentar qualquer tipo de desgaste, procure novamente um profissional que seja capacitado a identificar a alteração e corrigi-la.
Afinal, qualquer som anormal vindo dos pneus ou de outra parte do carro pode ser um sinal de que alguma peça não está funcionando do jeito que deveria e, por isso, deve ser identificado o quanto antes a fim de evitar acidentes e prejuízos maiores.
Outro problema comum dos pneus é seu desgaste irregular, principalmente em caminhões pesados ou que transportam grande quantidade de carga. Isso pode ser um dos primeiros indícios que seu caminhão precisa da vistoria de um técnico para realizar balanceamento, avaliação geométrica ou alinhamento.
Por meio dessa inspeção você também vai descobrir por que não há uniformidade no contato dos pneus com o solo. Nessa ocasião, também é importante aproveitar a oportunidade e realizar a troca de pneus.
O que deve ser revisado?
O caminhão é uma máquina complexa, com vários sistemas que se interligam e não podem deixar de serem avaliados durante a revisão do veículo.
Mesmo sendo essencial que a manutenção de caminhões deve ser realizada por um especialista, é importante que você leia este tópico para reconhecer a relevância prática de revisar alguns itens de seu veículo, bem como os principais perigos que se corre se estes itens ficarem por muito tempo sem avaliação.
Antes disso, é necessário destacar a importância de seguir todas as recomendações do fabricante para assegurar maior durabilidade e desempenho de sua frota. Além disso, as peças devem ser substituídas nos prazos indicados.
Você deseja saber um pouco mais sobre quais itens do seu veículo não podem ficar de fora da manutenção preventiva? Confira a seguir.
Motor
Esta é uma peça fundamental para o bom funcionamento de seu caminhão. E sua durabilidade depende de alguns fatores que são simples, como:
escape;
arrefecimento;
verificação de lubrificação;
admissão;
sistema de alimentação.
Nesse contexto, deve ser realizada uma inspeção minuciosa do nível de água e do seu aditivo, e do óleo lubrificante, com o caminhão em solo plano e parado. Também é necessário realizar testes de aceleração e avaliar a presença de vazamentos, bem como medir a tensão das correias.
Freio
Se ao pisar gradualmente no freio e o pedal ceder, com certeza seu veículo apresenta algum defeito no sistema de frenagem.
No sistema de ar, também é importante checar o manômetro, instrumento que mede as variações nos níveis de pressão, que se localiza no painel do veículo. Afinal, essa peça funciona como uma espécie de bússola para que o motorista visualize a pressão do sistema.
Nesse sistema de frenagem também deve-se verificar se há algum vazamento de ar além de certificar o bom funcionamento de lonas e pastilhas. Importante verificar também acúmulo de água no sistema de ar comprimido.
Sistema de direção
Esse sistema é constituído basicamente pelas barras, árvore, caixa, volante e terminais. Deve-se ater ao bom funcionamento desses itens caso contrário, pode haver desalinhamento na direção, o que pode gerar desgaste precoce de pneus, perda de estabilidade e consumo excessivo de combustível. Isso sem contar prejuízos mais graves como acidentes.
Sistema elétrico
Este item é o que melhor comprova que a revisão de sua frota deve ser feita por profissionais capacitados. Afinal, o sistema elétrico é um conjunto complexo de circuitos que permite o funcionamento correto de direção, lâmpadas e motor, por exemplo.
Esse sistema funciona mediante quatro etapas fundamentais (gerar corrente, transmitir corrente, distribuir e carregar) as quais envolvem a utilização de diversas peças como alternadores, chicotes, módulos, dentre outras. As peças mais importantes são as citadas a seguir:
Bateria
O funcionamento das baterias de caminhões é muito semelhante à de carros de passeio, porém são um pouco mais robustas para suportarem o uso intenso.
Para seu bom funcionamento, a bateria deve estar no local correto e com solução destilada mantida em nível adequado. Além disso, os polos da peça devem estar sem impurezas.
É essencial não esquecer que o uso inadequado ou excessivo de acessórios pode reduzir a funcionalidade desse sistema, o que prejudica ele como todo. Dessa forma, para evitar descarregamento precoce da bateria é recomendável manter-se atento ao consumo de energia elétrica pelos acessórios.
Para isso, sempre desligue a chave central do veículo que é justamente uma ferramenta projetada para cessar o consumo de energia dos acessórios, exceto o tacógrafo que nunca pode ser desligado.
Alternador
A energia que é gerada por essa peça é utilizada para suprir o sistema elétrico e carregar a bateria. É o responsável também pelo conta-giros em alguns caminhões de grande porte.
Esse instrumento também é acionado pelo motor por meio de uma correia. Assim, em uma boa revisão preventiva de seu veículo é importante verificar se essa peça está bem ajustada.
Caixa de fusível
Também é um item essencial a ser avaliado. Isso porque a queima recorrente de fusíveis pode indicar disfunções na interligação elétrica ou defeitos elétricos.
Assim, é essencial manter alguns fusíveis em reserva para não utilizar outros materiais como papel e clips, caso tenha que realizar alguma eventual troca. Afinal, isso pode acarretar dano irreversível ao sistema, além de colocar sua vida em risco.
Pneus e suspensão
A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo por meio do sistema de molas. O que evita danos à carga transportada e ao chassi, causado por presença de buracos ou ondulações na pista.
Esse sistema também tem importância na manutenção da estabilidade do veículo e conforto do motorista visto que existe amortecedores impedem que os caminhões pulem por ação das molas.
Já em relação aos pneus, os cuidados, geralmente, não são seguidos apesar de serem de conhecimento da maioria dos motoristas. Calibrar os pneus, por exemplo, é essencial para evitar o desperdício de combustível e o desgaste precoce do item.
Quanto à substituição dos pneus, ela deve ser realizada quando há profundidade de 1,6 milímetro nos sulcos. Caso ultrapasse essa medida, os pneus já são considerados carecas e o risco de acidente torna-se elevado.
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