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Feixe de mola é bom. Mas e os cuidados?

Atualizado: 4 de set. de 2019

Os feixes de molas têm como característica atuar como elemento elástico e estrutural nas suspensões de eixo rígido, absorvendo os movimentos de baixa freqüência e grande amplitude proporcionando conforto e estabilidade. 

São constituídos basicamente de barras denominadas lâminas ou folhas, unidas por um parafuso (espigão) em sua parte central com exceção as mono- laminas (monoleaf). Eles trabalham sob esforço de flexo-torção onde o esforço de flexão é predominante e acrescido de componentes de torção.

Os materiais aplicados na confecção dos feixes de molas são aços-liga que apresentam como propriedades mecânicas alto limite de elasticidade, dureza e fadiga.

Também é parte de seu trabalho manter o eixo posicionado corretamente em relação às longarinas do chassi e apesar de ser feito em aço e ter aparência rude, trata-se de um equipamento que requer certos cuidados de manutenção preventiva.

As operações básicas são desmontagem para verificar desgastes no olhal (ponto de fixação da mola ao chassi), nas buchas de bronze (para evitar folgas na suspensão) e retirar e averiguar o espigão (parafuso central). Além disso, os fabricantes de molas recomendam verificar trincas ou pontos de ferrugem nas lâminas. Antes de montar novamente o feixe, o ideal é passar graxa-grafite em todas as lâminas.

Um dos principais causadores de quebras de molas é o grampo sem o aperto adequado, que resulta no rompimento da lâmina em um ponto próximo ao pino de centro. Outro motivo é a utilização de grampo de baixa qualidade, que laceia com o tempo e não permite mais o aperto para juntar o feixe.

No caso de haver quebra de uma lâmina do feixe, o ideal é trocar o feixe inteiro, observando que as peças novas devem ser de boa procedência. Quanto às lâminas usadas, o rearqueamento com maçarico, para serem reaproveitadas, é um procedimento que pode ser descartado. A mesma atitude deve ser mantida para possíveis soldas na braçadeira, porque se uma mola quebrar com o caminhão em movimento pode comprometer o eixo.

Os buracos na rodovia e o excesso de peso também têm responsabilidade na avaria das molas. Além disso, se o motorista não tiver cuidado ao dirigir, os choques contra valetas, arrancadas e frenagens violentas também podem causar quebras. Bem cuidado, o feixe pode resistir até 250 mil quilômetros. Depois desta quilometragem começam a ocorrer quebras e arriamentos, bastando para isso que haja abuso constante de excesso de peso.


Dicas Úteis:

01. Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros.

02. Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais. 03. Cuidado para não comprar lâminas pintadas ou recondicionadas como nova. 04. Nunca bater sobre a superfície da mola com marreta ou martelo. 05. Nunca testar eletrodos nas molas. Aos soldar em área próxima do feixe protegê-lo com um pano molhado ou lona. 06. O feixe nunca deve ser montado sem uma camada de graxa-gra01. Retirar, desmontar, limpar e lubrificar o feixe a cada 70 mil quilômetros. 07. Lâminas trincadas ou quebradas devem ser substituídas por originais. 08. Cuidado para não comprar lâminas pintadas ou recondicionadas como nova. 09. Nunca bater sobre a superfície da mola com marreta ou martelo. 10. Nunca testar eletrodos nas molas. Aos soldar em área próxima do feixe protegê-o com um pano molhado ou lona. 11. O feixe nunca deve ser montado sem uma camada de graxa grafitada.

Fontes: https://valdecircosta.wordpress.com/2011/01/22/o-feixe-de-molas-precisa-de-cuidados/


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